Reunião dos Presidentes EuroDefense

A habitual Reunião da Primavera dos Presidentes das Associações EURODEFENSE decorreu entre os dias 15 e 17 de Abril de 2010 em Friedrichshafen. Organizada pelo EuroDefense-Alemanha, participaram delegações das Associações da Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Roménia.

O tema central desta reunião foi “O Tratado de Lisboa, o futuro da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) e as consequências para o EuroDefense”. O debate centrado à volta deste tema foi muito interessante, vivo, participado e produtivo, tendo daí resultado orientações muito concretas quanto ao novo papel do EuroDefense face às incertezas e dinâmicas que caracterizam o novo ambiente de segurança internacional e a evolução da PCSD, em função do novo enquadramento jurídico-legal que constitui o Tratado de Lisboa. Portugal participou na discussão, tendo apresentado uma reflexão-proposta baseada na qual foram definidas novas orientações programáticas para o EuroDefense. O Secretariado do EuroDefense preparará um documento de síntese que reflicta essas orientações programáticas.

Integrado no âmbito da reunião, realizou-se uma visita às instalações da EADS em Friedrichshafen (antiga sede da Dornier), tendo sido feita uma interessante apresentação sobre inovação, integração de sistemas e protecção do soldado do Século XXI. O Prof. Holger Mey, vice-presidente para os conceitos avançados de segurança e defesa da EADS, proferiu uma interessantíssima conferência intitulada “Da EuroDefesa para a EuroSegurança” [ ver apresentação desta conferência ].