IV Encontro EuroDefense de Jovens Europeus

Organizado pelo EuroDefence-França, o IV Encontro EURODEFENSE de Jovens Europeus realizou-se entre os dias 12 e 16 de Julho de 2010 na Escola Militar de Saint-Cyr, situada próximo de Versailles, tendo o EuroDefense-Portugal participado com uma delegação composta por oito elementos (sete jovens universitários coordenados pela Dr.ª Margarete Couto).

Este Encontro reuniu 59 jovens, com uma média de idades de 24 anos, provenientes de 11 dos 13 países em que existem Associações EuroDefense. Merece referência o facto de terem participado neste Encontro, tendo nomeadamente proferido Conferências, quatro Presidentes de Associações EuroDefense, entre os quais o Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente da Direcção do EuroDefense-Portugal.

Subordinado ao tema “Après le Traité de Lisbonne, nouveaux enjeux et nouveaux choix pour l’Europe de la Défense”, os trabalhos e debates levados a cabo pelos participantes tiveram como principal objectivo a redacção de uma carta dirigida pelos jovens a Catherine Ashton, Alta-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança.

O Programa do Encontro incluiu 11 conferências animadas por eminentes personalidades, que permitiram abordar a maior parte das questões relativas à construção da Europa da Defesa. A diversidade de pontos de vista foi particularmente apreciada e permitiu um animado debate e uma frutuosa troca de opiniões entre os conferencistas e os jovens delegados.