EUROPEAN ACADEMY 2008

Organizada pelo Austrian Institute for European Security Policy realizou-se entre 14 e 18 de Julho de 2008, em Gumpoldskirchen (arredores de Viena), a sétima European Summer Academy, onde o EuroDefense‑Portugal foi representado pela Dr.ª Ana Isabel Xavier. [ ver programa daEuropean Academy 2008 ]

Com o objectivo geral de promover o debate sobre a Europa e o mundo no século XXI, durante uma semana o estado de arte da política internacional e europeia foi discutido em torno de três grandes temas: “Shaping actors” (os EUA, Rússia, China, Japão, Médio Oriente e índia como actores globais); “Security issues do matter” (terrorismo, energia e PESD como os grandes assuntos estruturantes da segurança do séc. XXI) e “The state of the EU” (o papel das instituições europeias e o futuro da União).

Na edição deste curso de verão, as proveniências dos 25 jovens não se limitaram às fronteiras da Europa Ocidental e de Leste, com representações da Áustria, Alemanha, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Chipre, Eslováquia, França, Hungria, Polónia, Portugal e Sérvia, mas contaram também com a presença de duas jovens chinesas. Esta edição contou ainda com a representação da Dra. Ana Isabel Xavier, pelo EuroDefense–Portugal e três jovens associados do EuroDefense-França.

[ ver notas e reflexões da Dr.ª Ana Isabel Xavier sobre a European Academy 2008 ]