Curso de Funcionamento da União Europeia Universidade do Minho 5/8.02.2020

 

 

 

 

 

 

A Universidade do Minho, através do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI), vai promover um Curso de Funcionamento da União Europeia, no período de 5/8 de fevereiro, no campus de Gualtar, em Braga.

O EuroDefense-Portugal associou-se à iniciativa assegurando os dois painéis que irão decorrer no primeiro dia do curso, com os seguintes temas e oradores, respetivamente:

– 1º Painel (Energy challenges for the European Union) Neste primeiro painel serão oradores: o Dr. Figueiredo Lopes, Presidente do EuroDefense-Portugal, que fará um enquadramento do ambiente de segurança europeu e do papel da União Europeia em resposta aos desafios à Segurança e Defesa, onde se insere a questão energética; o Coronel Tirocinado Caetano de Sousa, elaborará sobre a temática da geopolítica energética no quadro europeu, euroasiático e global.

– 2º Painel (Brexit: what now?)

Neste segundo painel serão oradores: o Prof. Doutor Nuno Gama de Oliveira Pinto, que apresentará uma visão sobre as implicações do Brexit nos panos económico, social e político da UE e o Tenente-General Fontes Ramos, abordará esta temática nos âmbitos geoestratégico e geopolítico.