Ministros da Defesa instalam em Saragoça centro de transporte aéreo táctico e colocam também a sede da frota naquela base espanhola

Saragoça

A base aérea de Saragoça, em Espanha, vai acolher oficialmente, a partir de Junho e de forma permanente, o Centro Europeu de Transporte Aéreo Militar Táctico, o European Tactical Airlift Center – ETAC , bem como a sede da frota de transporte militar aéreo europeia, a European Air Transport Fleet – EAFT, anunciou a Agência Europeia da Defesa (EDA).

A transferência deste programa da EDA para Espanha será formalmente concretizado em 8 de Junho, no decurso de uma cerimónia que contará com a presença do director daquela Agência, da Alta Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, e da ministra da Defesa de Espanha, Dolores de Cospedal.

Criado em 2011 pela Agência Europeia da Defesa e participado por 20 países, o programa EAFT  tem por finalidade aumentar a capacidade de transporte aéreo militar da União Europeia, preenchendo lacunas e reforçando a interoperabilidade.

A criação e estabelecimento do Centro Europeu de Transporte Aéreo Militar Táctico, que possibilita a existência permanente de um centro de treino multinacional para o transporte aéreo, assinala um passo significativo no avanço da colaboração europeia na área da Defesa e em particular num domínio em que subsiste uma capacidade crítica.

NOTA:

Tendo em vista reduzir as lacunas existentes no transporte aéreo militar da UE (estratégico e tático) o Comité Diretor da EDA (formato Ministros da Defesa) decidiu em 10 de novembro de 2008, através de uma Declaração de Intenção assinada por 12 Estados-Membros (incluindo Portugal), lançar uma iniciativa para a constituição de uma Frota Europeia de Transporte Aéreo Militar.

O objetivo principal da constituição desta frota aérea, utilizando modalidades de pooling & sharing, é melhorar a disponibilidade de transporte aéreo na UE, tendo por base o A-400M e o C-130, incluindo outras frotas e organizações nacionais e multinacionais existentes. A Declaração de Intenção visa atingir a capacidade operacional inicial em meados de 2020, na perspectiva de complementaridade com o Comando do Transporte Aéreo Europeu (EATC), com sede em Eindhoven (Holanda).

A escolha da Base Aérea de Saragoça, em Espanha, como sede da EATF e do Centro de Transporte Aéreo Tático, deve-se sobretudo e principalmente ao facto de a Espanha ser um dos países produtores e utilizadores do A-400M e ao grande empenhamento da força aérea espanhola, com infraestruturas e meios, desde o lançamento da iniciativa em 2008 e em todos os cursos de treino de transporte aéreo táctico realizados sob a égide da EDA nos últimos anos.

 

Augusto Melo Correia

Major General Pilav (R)

Vice-Presidente da Direcção da Associação EuroDefense-Portugal