João Salgueiro, Doutor «Honoris Causa» pela Universidade Nova de Lisboa

O presidente do Conselho Geral da Associação EuroDefense-Portugal, João Salgueiro, recebeu hoje (21 de Março de 2017) o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa.

Na cerimónia solene, realizada ao fim da tarde na Reitoria daquela Universidade, João Salgueiro teve a seu lado, como padrinho, o Professor Doutor Luís Campos e Cunha e, como orador, o Professor Doutor João Amador.

João Salgueiro é economista e político. Fundador da SEDES, foi nomeado vice-governador do Banco de Portugal em 1974. Foi ministro de Estado e das Finanças entre 1981 e 1983 e, entre 1996 e 1999, administrador-geral da CGD. Foi também presidente do Banco de Fomento Nacional e presidente da Associação Nacional de Bancos. É membro do Conselho Económico e Social (CES), vice-presidente do Conselho da Federação Bancária Europeia, presidente do Conselho Geral da Associação EuroDefense-Portugal e professor da Nova School of Business and Economics. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Na mesma cerimónia solene, receberam igualmente o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa o historiador holandês Johan Schot (com um perfil nas áreas da História da Tecnologia e da Avaliação de Tecnologia) e o artista plástico João Cutileiro (desenho e escultura).

Ausente no estrangeiro, o presidente da Direcção da Associação EuroDefense-Portugal, António Figueiredo Lopes, fez-se representar na cerimónia por Eduardo Mascarenhas, vogal daquele orgão directivo.