Encontro do EuroDefense-Portugal com Instituto Pandiá Calógeras

No dia 15 de maio de 2019, decorreu nas instalações do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, no Palácio Bensaúde, em Lisboa, um encontro entre as direções das instituições em epígrafe, no âmbito de uma deslocação de trabalho a Portugal efetuada pelo Instituto Pandiá Calógeras (IPC).

O ato teve como principal propósito o estabelecimento de contactos entre organismos congéneres, perspetivando o estabelecimento de canais de cooperação, tanto nos domínios do intercâmbio do conhecimento, como da troca de experiências e práticas nos domínios da Segurança e Defesa.

O Instituto Pandiá Calógeras é um órgão de assessoria direta do Ministro de Estado e da Defesa do Brasil, através da análise estratégica e produção de pensamento sustentado nos domínios da segurança. Garante, ainda, um interface com a academia e a sociedade civil brasileira, promovendo um maior entrosamento com as questões da Defesa Nacional.

A delegação brasileira integrou o Diretor do IPC, Dr. Joanisval Brito Gonçalves e a Assessora de Relações Internacionais, Dra. Adriana Fontes. Pela parte da EuroDefense-Portugal, para além do seu Presidente, Dr. Figueiredo Lopes, participaram o Vice-Presidente e o Secretário-Geral.

O encontro decorreu em ambiente cordial, tendo sido patente a similitude entre as respetivas áreas de interesse, bem como o vasto campo de potencial cooperação. Ficaram estabelecidos os canais, para um intercâmbio que se perspetiva profícuo e de reconhecido interesse para ambas as partes.