Conferência “Revitalização da Europa da Defesa” – “Revitalising the Europe of Defence”

Associação EuroDefense-Portugal e o Centro de Investigação em Ciência Politica, da Escola de Ciência Sociais da Universidade de Évora, coorganizaram, no passado dia 15 de maio, na Universidade de Évora uma Conferência subordinada ao tema “Revitalização da Europa da Defesa: uma Europa que protege, capacita e defende” (Revitalising the Europe of Defence: A Europe that protects, delivers and defends).

Esta Conferência integra-se no Ciclo de Conferências em Segurança e Defesa e teve como orador o Major-General Ref. Augusto Melo Correia da Associação EuroDefense-Portugal. A organização deste evento esteve a cargo do Doutor Silvério da Rocha e Cunha, Diretor da Escola de Ciências Sociais e do Prof. Doutor Universidade de Évora Prof. Marco António Batista Martins, Diretor da Licenciatura em Relações Internacionais.

A Conferência foi dirigida aos alunos dos Cursos de Relações Internacionais, incluindo mestrandos, e contou com a presença de cerca de 40 participantes que mostraram grande interesse pelas matérias versadas. A Conferência teve a seguinte estrutura com o apoio de diapositivos:

  1. Introdução (Foreword)
  2. Ameaças e Desafios Geopolíticos à Segurança da Europa (Threats and Geopolitical Challenges to European Security)
  3. Dispêndios Investimentos com a Defesa Europeia (Expenditures on Defence – European Union – 28)
  4. Principais Ineficiências do Setor da Defesa Europeia (Major Inefficiencies of the European Defence Sector)
  5. Novas Políticas, Instrumentos e Incentivos Financeiros para uma União Europeia mais Forte (New Policies, Instruments and Finance)
  1. Cooperação Estruturada Permanente (Permanent Structured Cooperation – PESCO)
  2. Lei da Programação Militar – LPM) (Portuguese Military Programming Law)
  3. Conclusões (Conclusions QA)