Carta

A criação das Associações EURODEFENSE é uma iniciativa da sociedade civil europeia, lançada em 1994 por iniciativa de personalidades francesas, com a finalidade imediata de chamarem a atenção dos Países Europeus para a necessidade de assumirem maiores responsabilidades na área da Segurança e Defesa com o fim da guerra-fria e consequentemente nas capacidades militares e na base tecnológica e industrial.

As atividades dos membros da rede desenvolvem-se em conformidade com a “Carta EURODEFENSE”, tendo como finalidade principal fomentar a tomada de consciência dos interesses comuns europeus e desenvolver uma maior perceção da necessidade de uma defesa comum europeia. Obedecem a um conceito de ação que privilegia a cooperação e o diálogo entre o sector público e o sector privado e promove a mobilização dos jovens para a construção da Europa da defesa e da segurança.

A partir de 1994, a rede EURODEFENSE foi-se estruturando progressivamente em diversos Estados membros da União Europeia, estando atualmente presente em 14 Estados membros da União Europeia.

CARTA EURODEFENSE

Ratificada pelas Associações EuroDefense no dia 4 de Novembro de 2006
ver versão em inglês
ver versão em francês